Com o recente ataque bem coordenado a um famoso banco brasileiro (cujo nome é mantido em sigilo), claro que dá aquele medo de ter sua empresa entre os alvos dos hackers.
O chamado ransomware, popularmente chamado de ‘sequestro digital’, tem ganhado muita força, com golpes rentáveis (como é o caso dos donos do nosso dinheiro, óbvio).
O roubo de informações, senhas e demais dados sigilosos, claro, pode ser evitado. Afinal, é melhor “prevenir do que remediar”, mantendo a confiança do cliente e, ainda por cima, preservando também os muitos arquivos da empresa.
Algumas dicas são essenciais para evitar o ransomware:
Fazer backup
Sim, ele é amigo de longa data de todos nós e não deve ser esquecido. O armazenamento em um HD externo ou em sistemas de disco virtual (como Dropbox, Google Drive etc.) é mais comum. Até mesmo smartphones da empresa, que se revezam entre funcionários, devem ser cobertos de segurança em caso de assaltos.
Usar um antivírus
Detectar ameaças e fazer aquela faxina digital também ajudam a não deixar um amontoado de informações disponíveis em caso de ransomware ou assaltos. Há ótimas opções pagas no mercado e manter a atualização sempre em dia dificulda a vida dos criminosos.
Manter os programas atualizados
Além do antivírus, softwares utilizados nas empresas também devem estar sempre atualizados. Além de ofecerer novas funções, corrigem falhas de segurança, complicando os ataques de ransomware.
Não confiar em ninguém na hora de clicar
Estamos sempre conectados, certo? Então, muita cautela na hora de sair clicando em qualquer link, e-mail ou anexo que você recebe. Hackers, claro, sabem dessa nossa correria e volume de informações. Para não dar de bandeja a sua vida cibernética, vale até perguntar diretamente à pessoa se ela realmente te enviou aquilo.
Fonte: Revista Época
Comentários