Um problema muito visto nas redes sociais, especialmente em empresas de pequeno porte, é questão da identidade visual. Criar uma rede social não significa abrir um perfil, colocar uma foto de qualquer forma e publicar qualquer conteúdo.
No início do boom do trabalho de social media, muitas pessoas brincavam com a profissão que estava nascendo, afirmando que os profissionais eram pagos para “postar no facebook” e não é bem assim.
Criar uma identidade é extremamente importante para que o seu leitor, ao ver qualquer coisa relacionada ao seu conteúdo, lembre de você. Citemos uma grande marca, por exemplo o McDonalds. Quando as pessoas veem as cores vermelho e amarelo juntas ou o palhaço com o cabelo vermelho, claramente associam a imagem à lanchonete.
O seu leitor reconhece a sua fala, o tipo de conteúdo que publica, o tipo de imagem e, em especial, o seu logo e sua capa, que são os principais pontos de associação.
Uma capa mal feita, com imagem distorcida ou em má qualidade acaba denotando ao leitor que a marca não se importa tanto com a sua imagem, o que pode associar a falta de credibilidade.
“Se a marca não se importa com a sua imagem, como pode se importar com a qualidade do seu produto?”
Assim como você se preocupa com o rótulo do seu produto ou com o design do seu relatório ao prestar um serviço, a sua página nas redes sociais também deve ter o mesmo cuidado. Primeiro porque, como dissemos acima, quando insistimos na nossa marca, o público começa a fazer associações. Segundo porque eu preciso convencer o meu cliente, assim como dentro da minha loja, que a melhor escolha que ele poderá fazer é se fidelizar ao meu negócio.
Comentários