Sempre falamos aqui no blog sobre a importância de manter os dados e plugins dos sites atualizados para evitar perda de informações ou sequestro de assuntos importantes para as empresas. No entanto, é interessante se atentar a algo mais urgente ainda: quem opera estes sistemas.
Nesta terça-feira (10), por exemplo, aconteceu um erro gravíssimo no Palácio do Planalto que poderia ter causado grandes problemas. Alguém publicou, por engano, no Twitter, todas as senhas das redes sociais do Portal Brasil e do Palácio. Segundo o G1, anexado ao tuíte havia um link que deveria levar para uma matéria, porém levou ao Google Drive com todas as informações de senha.
Ainda segundo a publicação, a Secretaria de Imprensa da Presidência informou que as senhas já foram trocadas e que eles não veem a possibilidade de que as contas tenham sido hackeadas – ou seja, foi um erro interno.
É extremamente importante ter este cuidado com as redes sociais, porque as informações se propagam rapidamente com print screens em retweets. Ainda bem que, neste caso, o tuíte foi rapidamente apagado. No entanto, se houvesse a demora, poderia acontecer realmente um caso simples de hackeamento de contas e dados, causando uma crise para o Palácio do Planalto e para o Portal Brasil.
Comentários