BLOG

Dark web: o subsolo da internet e seus riscos

on agosto 3, 2017 Comentários desativados em Dark web: o subsolo da internet e seus riscos

Você tem acesso a tudo que o Google oferece e já acha que não existe nada impossível de encontrar na web, certo? Pois muita gente ainda não sabe da existência da dark web, considerada uma área mais obscura da internet.

Só a ponta do iceberg

Ali, muitas controvérsias, páginas proibidas e que vai muito além da superfície do que se vê, como uma espécie de iceberg, onde apenas 10% fica sobre a água e os outros 90% debaixo dela. A dark web faz parte da deep web, que tem sites que não são indexados pelos mecanismos de busca. A dark web, entretanto, não é acessada por meios convencionais.

Para isso, são necessários programas de P2P (peer-to-peer), como as populares redes Tor, I2P e Freenet, por exemplo, que são operadas por indivíduos ou organizações públicas — diferentemente do Google, que é um serviço de uma empresa privada.

Anonimato, sempre

Na dark web, o anonimato é cartão de visita, com acesso a atividades ilegais como venda de drogas e armas de fogo, venda de dados roubados e outras coisas do tipo. Mas também há muita coisa interessante: foi justamente na dark web que Edward Snowden expôs informações confidenciais do governo dos Estados Unidos que acabaram rodando o mundo.

Cuidado com os riscos

Lá está o Hidden Wiki, diretório de sites mais conhecido da dark web, e cada acesso – caso o internauta decida se arriscar – merece atenção especial: como a rede ali não é censurada, existe de tudo um pouco. E, por isso, governos de todo o mundo conseguem monitorar o Tor para realizar investigações criminais e derrubar sites que oferecem atividades ilegais. Portanto, você é o único responsável pelo que fizer na dark web. Se você ficar tentado em comprar alguma coisa ilegal por lá, saiba que, a qualquer momento, você pode ser investigado.

Isso sem contar que malwares e vulnerabilidades de segurança ficam escondidos em sites, prontinhos para se manifestar com os mais desavisados. Portanto, se você for apenas um curioso se aventurando no universo da internet obscura, pode ser interessante criar uma máquina virtual para o acesso, ou, ainda, utilizar um computador diferente daquele que você usa em seu dia a dia.

Andressa NascimentoDark web: o subsolo da internet e seus riscos

Related Posts

Take a look at these posts