Uma notícia divulgada no Canaltech nos deixou bastante preocupados. O veículo aponta que entre os países que mais foram prejudicados com ciber crime está o Brasil – pasmem – em segunda colocação. As informações foram retiradas do relatório publicado pela Symantec.
De acordo com a notícia, pelo menos US$172 bilhões foram roubados de quase 1 bilhão de pessoas no mundo todo. Somente no Brasil, 62 milhões de consumidores foram afetados por golpes na internet. Ainda de acordo com o informe, o perfil das vítimas é semelhante: pessoas que possuem muitos dispositivos conectados dentro e fora de casa, que falham em manter as suas contas seguras.
Troca de senhas
Um dos motivos para que os golpes aconteçam é o fato de a maioria das vítimas não se preocupar em mudar suas senhas regularmente e tampouco usar diferentes códigos para diferentes contas. Segundo a pesquisa, pelo menos 59% dos brasileiros compartilham suas senhas com terceiros.
A matéria na íntegra e o estudo podem ser vistos aqui.
Brasil está preparado para um mundo conectado?
Ainda ontem escrevemos aqui no blog um texto falando sobre como o mundo já está em um caminho sem volta para a conexão. Inteligência artificial e internet das coisas já são realidade e dominam cada vez mais a nossa sociedade. A dúvida que fica, é: estaria o brasileiro preparado para esta mudança?
Porque ontem, claro, citamos como essa era da conexão será produtiva para as empresas, com redução de custos e otimização de serviços. No entanto, para a pessoa física, isso pode ser bastante prejudicial no princípio.
Imagine uma casa completamente conectada, com objetos inteligentes, ligados a apenas uma senha que, muitas vezes, pode ser “1234”? Simplesmente não dá para contar com a sorte. Os ciber criminosos estão cada vez mais vorazes em seus ataques e os ransomwares estão cada vez mais potentes para roubar os dados de consumidores.
O fato é que é preciso se preocupar com a segurança da sua informação. Suas informações bancárias, suas senhas de redes sociais podem ser facilmente hackeadas e podem te dar uma dor de cabeça daquelas.
Comentários