BLOG

Tecnologia para o bem, tecnologia para o mal

on agosto 21, 2017 Comentários desativados em Tecnologia para o bem, tecnologia para o mal

Gostaríamos de começar esse texto com: “Qual é o problema com vocês, pessoal?” e já vamos explicar o porquê. Quem, assim como nós, é apaixonado por tecnologia consegue enxergar o vários benefícios que um dispositivo ligado e conectado pode proporcionar. No entanto, existem as cabeças overthinking que levam esses benefícios para o lago negro da força. Sim, é levar um jedi pro lado do Darth Vader sim!

Nesta semana vimos uma nova funcionalidade anunciada pelo Waze que poderia, inclusive, salvar muitas vidas – especialmente nas estradas. Se trata de uma função colaborativa que membros possam auxiliar outros usuários que necessitam de assistência rodoviária, como auxílio com problemas no carro, acidentes, etc.

A notícia, divulgada no Canaltech, teve o seguinte enfoque:

“Apesar da funcionalidade ser bastante útil para os usuários, vale lembrar que ela pode ser mal aproveitada por quem não tem boas intenções. Assim, é importante levar em conta a localidade onde você irá pedir o socorro e estar sempre alerta com relação a possíveis abusos de alguma pessoa mal-intencionada”

E é aí que entra a nossa primeira pergunta: Qual é o problema com as pessoas? Vivemos em tempos tão difíceis, com economia justa, com a necessidade de colaboração. E aí, temos que ver indivíduos que vão utilizar algo feito completamente para o bem, para o mal.

Tecnologia da Uber versus crise

Não precisamos ir muito além na revolta quando pensamos a respeito do assunto. A Uber, logo que chegou no Brasil, tinha promessa fantástica: promover mais mobilidade na cidade por um valor mais baixo que os praticados nos taxímetros e o crescimento de empregos. Para um ano de crise, soa muito bem, não?

Pouco tempo depois que a Uber popularizou, começaram os problemas: seqüestros relâmpago, assaltos aos motoristas (desde que o aplicativo anunciou possbilidade de pagamento em dinheiro), históricos de assédio e afins.

O problema, então, respondendo ao titulo deste post, é apenas um: PESSOAS. As pessoas não conseguem enxergar que uma tecnologia colaborativa pode ser boa para todos; Sempre buscam a satisfação única pessoal.

Estes problemas de segurança são tão evidentes em nossa sociedade, que mal Waze lançou a ferramenta e os comentários sobre o recurso são os mesmos: “isso não vai funcionar”. Poderíamos fazer sim um esforço para funcionar, para termos uma sociedade mais moderna, conectada e colaborativa, não? Só depende de vocês, pessoas!

Fonte: Canaltech

 

Andressa NascimentoTecnologia para o bem, tecnologia para o mal

Related Posts

Take a look at these posts