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Obtendo reputação digital para minha marca nas redes sociais

on setembro 19, 2016 Comentários desativados em Obtendo reputação digital para minha marca nas redes sociais

Empresário que é empresário se preocupa com o que vão falar de sua marca, que é o seu patrimônio. Ter uma boa reputação com atendimento com diferenciais, conquistar o cliente desde o momento que ele entra em seu estabelecimento até o momento que sai, causar boa impressão são itens fundamentais da cartilha da visão de negócio.

Com a evolução rápida da internet, esta reputação passou a ser difundida nas redes sociais também, já que o grande público está concentrado no Facebook, Linkedin, Instagram, Twitter entre outras. Como já citamos aqui no blog, muitos empresários acabam ficando inseguros quanto a pisar neste mundo virtual, com o argumento de que lá, as pessoas “podem falar mal do negócio e este tiro pode ser fatal”.

Sim. De fato, a reputação funciona exatamente assim: Um passo em falso e todo o seu trabalho pode ter sido em vão. Mas é exatamente por isso que precisamos arriscar e enfrentar o consumidor no mundo online. Ele simplesmente já pode estar falando da sua marca e você não terá como se defender se não estiver lá, frente a frente com ele.

Mas aí fica a dúvida:

Como ter uma boa reputação e fidelizar meus clientes a longo prazo?

Em primeiro lugar, como disse acima, o nome do seu negócio vai correr por um longo caminho de pedras até conseguir se estabelecer digitalmente. O seu cliente precisa acreditar e confiar em você, precisa lembrar do seu negócio onde quer que esteja. Precisa ser o que chamamos de “brand lover”. E para isso, demanda tempo.

É preciso, inicialmente, humanizar a marca. Isto mesmo. Ninguém é de ferro. Às vezes erramos, e é bom aceitar e pedir desculpas. Os internautas respeitam muito mais as marcas que assumem um erro do que as que fingem que nada aconteceu ou que resolvem tentar se provar certas (ainda que estejam). Dar voz ao seu cliente é mostrar que você se importa, que presta atenção às suas demandas e angustias. Este é o primeiro passo para conquistar o consumidor.

O segundo é estar antenado às novidades, fazer parte das brincadeiras, ter um diálogo leve. Afinal, ninguém quer conversar com um “amigo” chato e quadrado que não está antenado, não é verdade?

O terceiro é entender que ainda que você esteja em um espaço com milhões de oportunidades, ali não é o lugar ideal para você tentar vender o seu negócio a qualquer custo. A rede social é um lugar para relacionamento. Para o seu consumidor te conhecer, gostar de você, pensar em você e, então, querer comprar o que você vende.

Então, se pararmos para pensar, é praticamente o mesmo princípio do seu negócio físico: É preciso causar boa impressão. No entanto, na internet o seu renome alcança milhões.

Andressa NascimentoObtendo reputação digital para minha marca nas redes sociais

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