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O novo consumidor virtual e a humanização nas redes sociais

on agosto 25, 2016 Comentários desativados em O novo consumidor virtual e a humanização nas redes sociais

Uma pesquisa realizada pela ComScore em 2015 revelou que os brasileiros são recordistas mundiais de acesso à internet e às redes sociais. O que isto implica? Que passamos a maior parte do tempo entre links, curtidas, compartilhamentos e comentários. Com este cenário cada vez mais avassalador, as marcas tem sentido a necessidade de participar desta fatia para abrir conversa com seus possíveis clientes finais.

No entanto, uma dúvida que sempre paira na cabeça dos empresários é: Como posso posicionar a minha marca neste meio sem ser agressivo para angariar clientes?

Em primeiro lugar, é necessário ter algo em mente:

“Os consumidores são as novas mídias e eles sabem disso” (ROSS, Elizabeth. Tribal DDB. 2008)

O que queremos dizer com isso? Que o consumidor sabe a força das redes sociais e sabe como utilizá-la a favor ou contra a sua marca. As novas tendências, novos memes, campanhas, boicotes – todos criados por pessoas comuns, que se identificam ou não com o conteúdo que você compartilha.

Agora o cenário mudou completamente: Se antes as marcas ficavam inacessíveis, do ponto de vista do cliente final, agora estão no mesmo patamar e devem tratar os seus leitores desta forma. O consumidor não quer (e não vai!) mais ser ignorado, ter problemas sem resolução, ler algo que fere os princípios humanos, assim como quer ficar mais íntimo, compartilhar seus desejos para se tornar especial para aquela empresa que ele gosta. Como “adivinhar” então o que o meu cliente final quer?

As redes sociais são basicamente o reflexo de nossa vida real. É preciso se aproximar das pessoas, conversar sobre seus gostos parecidos, sobre o quanto temos em comum. Assim como em uma amizade, mesmo. Costumamos fazer uma comparação simples, mas verdadeira: Administrar a sua marca no âmbito digital é como sentar com um colega em um bar, tomar um drink e conversar sobre as coisas boas da vida que ambos curtimos.

O caminho é longo, os “novos amigos” demoram a acreditar e confiar em você (sua marca), mas quando isso acontece, a parceria e fidelidade permanecem e os nossos consumidores viram os chamados “brand lovers”. Neste passo, você perceberá que a sua marca e a sua reputação estão crescendo e se fortalecendo no mercado, o objetivo principal de adentrar o digital.

Andressa NascimentoO novo consumidor virtual e a humanização nas redes sociais