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Blogueiro “rouba” meme e brasileiros mostram que a internet não é terra de ninguém

on junho 23, 2017 Comentários desativados em Blogueiro “rouba” meme e brasileiros mostram que a internet não é terra de ninguém

Nesta semana vimos uma confusão nas redes sociais, pois o blogueiro norte americano Perez Hilton passou a utilizar um meme com a personagem Cuca, do Sítio do Picapau Amarelo, para lucrar. Em seu Twitter, ele divulgou camisetas com a imagem da jacaré e fez piadas com os brasileiros que, irritados, não deixaram barato.

Descoberta do meme

Tudo começou que alguns americanos conheceram imagens da Cuca e passaram a divulgar, o que fez com que a personagem brasileira tomasse uma proporção viral na terra de Tio Sam. Neste ponto, os brasileiros – que defendem com unhas e dentes suas criações de memes, já se mostraram ofendidos, alegando que os norte americanos teriam “roubado” suas idéias.

Mas o caso ficou mais grave quando o blogueiro super conhecido e famoso no mundo todo decidiu utilizar a idéia da jacaré em alta para vender camisetas, blusas e outros acessórios com suas imagens. Neste momento, ele passou a receber uma série de criticas negativas dos brasileiros, que alegavam apropriação cultural – o que, de fato, é mesmo. A Cuca se trata de um personagem genuinamente brasileiro e lucrar com isto implica em termos legais.

Globo e família de Monteiro Lobato envolvida

Logo que o caso tomou grande repercussão, a família do escritor Monteiro Lobato já se manifestou e criticou duramente as atitudes do blogueiro e, posteriormente, se comunicaram com a Rede Globo para que ações legais fossem tomadas (já que a Rede Globo também detém direitos sobre a personagem, por conta de um desenho transmitido nos anos 2000 com a jacaré).

A repercussão do caso nos faz refletir sobre o que virou a internet hoje em dia. Há muitas pessoas que dizem que “caiu na internet, não tem como controlar” o que, de fato, tem um ponto de verdade. No entanto, quando se trata de propriedade intelectual, a coisa não é bem assim. Uma coisa é utilizar um conteúdo para entretenimento pessoal, outra coisa é lucrar com isto.

Isso vale, também, para marcas que já se deram muito mal tentando utilizar personagens indevidamente para tentar criar comerciais e propagandas sem autorização. Mesmo que se trate de uma brincadeira, um meme, uma criação de humor, aquele conteúdo teve um criador. E replicar aquilo sem autorização e ainda lucrar é, no mínimo, antiético.

Acompanhemos agora a repercussão judicial do caso. Se haverá embate entre os dois países? Não sabemos. Mas que os brasileiro sabem defender a sua terra na internet, ah, isso sabem.

Fonte: Canaltech

Andressa NascimentoBlogueiro “rouba” meme e brasileiros mostram que a internet não é terra de ninguém

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