BLOG

A grande sacada dos assistentes virtuais

on agosto 15, 2017 Comentários desativados em A grande sacada dos assistentes virtuais

Se olharmos para o passado, pelo menos meados dos anos 90, era muito comum que as pessoas utilizassem agendas para marcar informações importantes, compromissos e até mesmo datas comemorativas. Eram o nosso lembrete. Os mais arrojados, na época, ainda conseguiam ostentar sua boa e brilhante agenda eletrônica, que comportava uma série de números de telefones e, algumas, até faziam contas, como calculadora. O fato é que se olharmos de hoje, 2017, para esta época, parece que foi tudo uma mentira e que estamos inventando isso. Se observarmos bem, é difícil imaginarmo-nos sem acesso à internet e sem os nossos famigerados assistentes virtuais

Siri, da Apple, Google Allo, e tantos outros assistentes de smartphones, tablets e smartwatches hoje já facilitam – e muito – a vida de muitas pessoas, com lembretes, buscas rápidas e até mesmo dicas.

Assistentes virtuais mais que pessoais

É verdade que os assistentes atuais quebram um super galho, mas aparentemente a tecnologia quer evoluir tanto, a ponto de criarmos um clone nosso. Nesta semana, um novo aplicativo fez muito sucesso no mundo todo e foi um dos mais baixados nas lojas de apps. O ‘Replika’ permite que o usuário converse consigo mesmo para obter um assistente virtual mais personalizado e apto para suprir as necessidades do usuário.

Segundo o Techtudo, o Replika foi criado para ser um amigo virtual com a personalidade do usuário. Ao criar um perfil, a plataforma envia uma série de perguntas – como se fosse o início de uma amizade, mesmo – e a cada resposta o app vai ficando cada vez mais “íntimo” do usuário.

Aplicativo criado para superação de luto

Ainda de acordo com o veículo, a criadora do ‘Replika’ criou o app após passar pelo trauma da morte de seu marido, pois não tinha muitas fotos e informações em suas redes sociais para que ela lembrasse dele; A única forma de matar as saudades, era lendo as mensagens que eles trocavam através do aplicativo Messenger, do Facebook.

Black Mirror da vida real

Não tão longe deste relato, precisamos destacar um episódio da série Black Mirror que relata uma história muito parecida com a da criadora do Réplika. O capítulo em questão, chamado ‘Be Right Back’ conta a história de uma mulher que se vê sozinha ao perder o marido em um acidente e passa a assinar um serviço de assistência virtual que coleta os dados do falecido e transforma em frases.

Na história, a mulher pode inclusive conversar com gravações inteligentes que possuem (!!!) a voz do marido. É como se ele tivesse voltado à vida. Se quiser spoilers ou saber mais sobre o episódio, clique aqui. 

É claro que a série também dá um viés polêmico e assustador para quem assiste, mas a realidade é que a tecnologia, de fato, já chegou e já faz parte do nosso meio, da nossa rotina. É inegável que ela pode ajudar, sim, a superar tristezas, perdas, pode nos ajudar a ter ganhos, a ser melhor sucedido. Mas, é claro, como tudo: é preciso usar com parcimônia. Especialmente se utilizarmos para fins estritamente pessoais.

Fonte: Techtudo

 

Andressa NascimentoA grande sacada dos assistentes virtuais

Related Posts

Take a look at these posts