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Em terra de Internet, quem se expressa é rei

on março 9, 2017 Comentários desativados em Em terra de Internet, quem se expressa é rei

Uma coisa é fato: Com a evolução rápida das redes sociais, as pessoas descobriram algo com um valor expressivo: A voz. As pessoas aprenderam (e aprendem diariamente) a falar, pedir, reclamar, sugerir. Os internautas querem estar mais perto das marcas, fazer parte dos fatos cotidianos que antes eram apenas lidos nos jornais – que eram depois amassados e jogados fora. Hoje todos querem expor sua opinião. Pela primeira vez as pessoas descobriram a liberdade de se expressar – ainda que não tenham domínio sobre o assunto comentado.

O engajamento nunca foi tão forte como hoje, especialmente com as causas sociais. As lutas que demoraram séculos para serem notadas, hoje são bradadas aos quatros ventos (da internet) para que mais e mais pessoas passem a notar. As pessoas ganharam força. Ou melhor, descobriram que podem, sim, ter força.

Ontem foi o Dia Internacional da Mulher e, mais do que nunca, pudemos observar o apelo das mulheres – as homenageadas. Elas não querem mais flores. E não é porque possuem algo contra a flor, em si, mas é que não adianta receber um presente em um dia do ano se nos outros 364 sofrem assédio, violência doméstica, são diminuídas nos trabalhos – trabalham mais e ganham menos (e estamos em 2017, hein?).

O problema é: Ainda estamos sim longe de ter uma sociedade com mais igualdade. Há muito trabalho e muita luta a ser feita. Porém, com as redes sociais as pessoas viram que o sofrimento também pode ser diminuído, porque as informações são dissipadas com mais rapidez. Se pararmos para pensar, quantas denúncias já foram feitas através do Facebook, por exemplo?

No fim das contas, as redes sociais hoje em dia servem mais do que apenas se comunicar com aquele velho amigo da escola ou postar foto do que você comeu hoje. As redes sociais servem justamente pelo bem SOCIAL. No melhor sentido da palavra.

E por que estão abordando este assunto? O que isso pode ter a ver com o meu negócio?

Olha, muito. Talvez este seja o momento de desconstrução dos paradigmas da sua empresa. Aliás, primeiro dos seus (afinal o seu negócio reflete as suas aspirações, o seu posicionamento). A sua marca não está nas redes sociais apenas para vender – ainda que este seja o seu objetivo final como empreendedor. Não se vende sem entender quem é o seu público. Não se vende apenas tentando empurrar algum produto sem ter a sensibilidade de saber quem pode querer comprá-lo.

É o momento de escutar o que toda essa população tem a dizer para fazer, de repente, o seu negócio mais humano. As pessoas querem se identificar com pessoas/marcas/coisas/causas/situações. É o momento de entender o que o seu público pede para, então, a sua marca passar a fazer sentido.

Andressa NascimentoEm terra de Internet, quem se expressa é rei

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