BLOG

Inteligência Artificial: Sua empresa está pronta?

on abril 25, 2017 Comentários desativados em Inteligência Artificial: Sua empresa está pronta?

Cazuza já dizia que “o tempo não para”, certo? E isso nunca casou tão bem com outra área como a tecnológica. Negócios que desafiam o ambiente tradicional, novas otimizações de processo… Portanto, uma visão estratégica digital é imprescindível.

IA em voga

Uma das tecnologias que tem recebido atenção crescente é a Inteligência Artificial (IA). Ela já está entre nós auxiliando equipes de marketing na segmentação de anúncios, além de uma ampla variedade de outras funções, como automação de atendimento ao cliente, por exemplo.

E sua empresa, está pronta? É bom ver se existe alguma possibilidade de desenvolver uma capacidade de IA específica para o seu negócio se tornar ainda mais personalizado. Ou se a melhor opção é incorporar algo que já existe na empresa.

TI em ação

Daí pra melhor: quanto mais máquinas aprendem, mais as empresas têm que analisar de que forma esses resultados impactam nos novos negócios. Com uma equipe de TI bem estruturada, a IA requer o aprendizado contínuo de fontes de dados, ecossistema de parceiros e clientes, e por aí vai.

Analisar sempre

Certos dados, como o impacto que os novos processos causam nos colaboradores da empresa, por exemplo, devem ser levados em conta. Fora que a implantação de IA resulta em um fluxo de trabalho muito diferente, com novas ferramentas e novas expectativas.

Avaliar o cenário, é claro, indispensável. Portanto, a Inteligência Artificial não pode ser ignorada, especialmente de agora em diante. Afinal, a concorrência está por aí!

Fonte: Canaltech

leia mais
Andressa NascimentoInteligência Artificial: Sua empresa está pronta?

Líder tecnológico: você tem o perfil que sua empresa precisa?

on abril 24, 2017 Comentários desativados em Líder tecnológico: você tem o perfil que sua empresa precisa?

Ter um bom líder tecnológico se tornou um grande diferencial na administração empresarial. Afinal, todos sabemos que liderar equipes e gerir pessoas sempre foram tarefas desafiadoras, em qualquer área. Com a evolução caminhando a passos cada vez maiores, estar atualizado e saber fazer bom uso das inovações tecnológicas são atitudes indispensáveis.

Quanto mais souber, melhor

Para evitar fracasso na liderança, dinamismo, bom uso de dispositivos móveis e conhecimento das principais tendências digitais são características necessárias. Do processamento ao controle, checagem e feedback, conhecer profundamente a atividade principal da empresa são grandes ferramentas na gestão empresarial na área tecnológica.

Líder tecnológico: transparência e retorno

As pessoas também esperam transparência total do gestor em passar informações sobre os projetos que estão em desenvolvimento e o feedback do trabalho realizado. Para isso, a tecnologia também é uma mão na roda, certo? Afinal, fica tudo mais dinâmico na hora de prevenir e reparar erros.

Logo, empresas modernas e dinâmicas precisam de lideranças antenadas para alcançar o sucesso. A questão é se você, empreendedor, está apto a ser este tipo de líder.

Fonte: Canaltech

leia mais
Andressa NascimentoLíder tecnológico: você tem o perfil que sua empresa precisa?

Eventos voltados para tecnologia em 2017. Confira a agenda!

on abril 21, 2017 Comentários desativados em Eventos voltados para tecnologia em 2017. Confira a agenda!

A silhouette of a woman standing in front of a wall of tv screens.21

Assim como a tecnologia, o tempo não para e a apresentação de novidades é mais vasta do que se imagina.

Pensando nisso, selecionamos uma lista dos principais eventos ligados à tecnologia que vão acontecer no Brasil nos próximos meses de 2017.

Confira:

Social Media, Marketing Digital e Inovação

Social Media Week
11 a 15 de setembro (São Paulo)

Brazil Independent Game Festival (BIG)
24 de junho a 02 de julho (São Paulo e Porto Alegre)

Campus Party
14 a 18 de junho (Brasília)

Conferência Ethos 360º
Datas ainda não divulgadas (Rio de Janeiro e São Paulo)

eShow SP
22 e 23 de junho (São Paulo)

Intercon
Datas ainda não divulgadas (São Paulo)

Proxxima
Datas ainda não divulgadas (São Paulo)

RD Summit
Datas ainda não divulgadas (Florianópolis)

Redes-eGov
27 e 28 de abril (Florianópolis)

Enter+
Datas ainda não divulgadas (São Paulo)

Social Media Happy Hour
Diversas datas durante o ano todo (São Paulo)

Eventos da Academia Trianons
Durante o ano todo (São Paulo)

PICNIC Brasil
Novembro (Rio de Janeiro)

Innovation Pay
31 de agosto (São Paulo)

Desenvolvimento, TI e Segurança

Big Data Week
Datas ainda não divulgadas (Rio de Janeiro)

Cloud World Forum LatAm
Junho (São Paulo)

Congresso Fecomercio de Crimes Eletrônicos
Agosto (São Paulo)

Fórum E-commerce Brasil
25, 26 e 27 de julho (São Paulo)

Gartner Symposium
25 e 26 de abril (São Paulo)

IT Forum Expo
07 e 08 de novembro (São Paulo)

Mobile Brazil Conference
Maio (São Paulo)

PHP Conference
Dezembro (São Paulo)

Python Brasil
Outubro (Florianópolis)

QCon SP e Rio
24, 25 e 26 de abril (São Paulo)
Datas ainda não divulgadas (Rio de Janeiro)

Ruby Conf
Setembro (São Paulo)

Mind The Sec Forum
12 e 13 de setembro (São Paulo)
18 de maio (Rio de Janeiro)

FISL
05 a 08 de julho (Porto Alegre)

Roadsec 2017
Várias datas entre fevereiro e novembro (Goiânia, Campo Grande, Brasília, Cuiabá, Belém, São Luis, Fortaleza, entre outras)

Futurecom
02 a 05 de outubro (São Paulo)

Ciab Febraban
06 a 08 de junho (São Paulo)

CNASI
29 e 30 de maio (São Paulo)
25 de outubro (Rio de Janeiro)
23 de agosto (Distrito Federal)
28 de março (Pernambuco)

Startups

Assinaturas Day
8 de junho (São Paulo)

BRNewTech
21 de junho (São Paulo)

Case
Novembro (São Paulo)

Circuito Startup
Durante todo o ano (São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte)

Congresso ABVCAP
5 e 6 de junho (Rio de Janeiro)

Demo Day
Julho (Rio de Janeiro)

Superlógica Xperience
10 e 11 de agosto (Campinas – SP)

Gala LatAm Founders
Durante todo o ano (São Paulo)

Edu4.me
Novembro (São Paulo)

Semana Global do Empreendedorismo
Novembro (diversas cidades)

Startup Weekend
Todo o ano (diversas cidades)

Virada Empreendedora
20 e 21 de maio (São Paulo)

SaaS Meetup
Julho (São Paulo)

Customer Experience Summit
28 de setembro (São Paulo)

Fonte: Eventbrite

leia mais
Andressa NascimentoEventos voltados para tecnologia em 2017. Confira a agenda!

Desenvolvimento profissional e a cultura da internet

on abril 20, 2017 Comentários desativados em Desenvolvimento profissional e a cultura da internet

Não há como fugir da Transformação Digital. Então, já diz o ditado: “se não pode com eles, junte-se a eles”, certo? E para o desenvolvimento profissional, ele só vem a adicionar quando se trata de especialização e alinhamento com a tecnologia, cada vez mais avançada.

Open Source como aliada

A questão é que as novas tecnologias têm alterado o comportamento humano então, para os empreendedores, entender tais mudanças é angariar vantagens com relação à Transformação Digital. As tecnologias Open Source, por exemplo, auxiliam nisso com comunidades e integração de pessoas de todo o mundo, com solução de problemas e no desenvolvimento de novas tecnologias.

Atualização constante

Portanto, estar alinhado com os conhecimentos cada vez mais evoluídos tecnologicamente ajuda a atender às novas demandas do mercado. O volume de informações só cresce e, claro, profissionais têm maior facilidade de acesso na solução de problemas. Ou seja, o desenvolvimento profissional está cada vez mais em alta. Só não pode ficar para trás!

A participação ativa em comunidades Open Source, inclusive, pode ser um grande aliado no desenvolvimento profissional, seja para um aluno de um curso de tecnologia ou para um profissional já experiente e atuando no mercado de trabalho.

Trabalho em equipe, sempre!

Isso sem contar que a participação em comunidades Open Source exige alto grau de interação entre todos os colaboradores, favorecendo compartilhamento de conhecimentos e execução de tarefas que contribuem para o desenvolvimento pessoal e dos produtos. Com um plus: os trabalhos são em equipe, no melhor estilo “um por todos e todos por um”. Afinal, uma empresa não cresce sozinha, né?

Fonte: Canaltech

leia mais
Andressa NascimentoDesenvolvimento profissional e a cultura da internet

Internet das Coisas ganha força e promete revolução mundial

on abril 19, 2017 Comentários desativados em Internet das Coisas ganha força e promete revolução mundial

Do inglês Internet of Things (IoT), a A Internet das Coisas tem ganhado muita força nos últimos anos. Com uma vida cada vez mais conectada e uma tecnologia desenfreada, as empresas perceberam que devem transformar como desenvolvem suas atividades. Aí que entra a IoT.

Crescimento promissor

As estratégias estão de vento em popa, com pesquisas que apotam que gastos com IoT passarão de US$ 1 trilhão em 2020, com investimentos em hardware, software, serviços, conectividade e segurança. Isso é cerca de crescimento mundial de 15% ao ano. A ideia é que tudo esteja conectado de equipamentos e máquinas a câmeras e veículos.

Interconectividade sem limites

Quer um exemplo: antes pagávamos contas direto na agência bancária, depois passamos para os caixas eletrônicos, até irmos para o computador e para o celular. Hoje já existem até relógios inteligentes que fazem isso. Ao infinito e além!

A ideia lembra os filmes futuristas, onde tudo estará conectado em uma grande rede, com facilidade para todos e revolução para as empresas, com maior satisfação do cliente, maior autonomia e, claro, segurança.

Todos saem ganhando

Graças aos avanços na infraestrutura de Telecomunicações, TI e mobilidade, carros já podem ser comprados com chips inteligentes que monitoram problemas antes mesmo do motorista perceber que algo está errado.

Com a IoT, vantagens como aumento do controle da produção, redução de custos e fim do desperdício com matéria-prima também vêm de brinde. E o caminho é fértil, já que a taxa de penetração no uso da internet é alta e a inclusão social do País está acontecendo por meio de smartphones. Daí pra frente, é deixar a maré nos levar diante da evolução…

Fonte: Canaltech

leia mais
Andressa NascimentoInternet das Coisas ganha força e promete revolução mundial

Phishing: como não cair na ‘pesca’ de seus dados pessoais na web

on abril 18, 2017 Comentários desativados em Phishing: como não cair na ‘pesca’ de seus dados pessoais na web

Não é história de pescador, não! O “phishing”, que vem do inglês “fishing” (pesca), existe e tem se tornado uma ameaça cada vez mais comum na web.

A tentativa – muitas vezes bem sucedida – de “pescar” os dados de outras pessoas tem cada vez um leque maior de opções, como senhas, números de documentos, cartões de crédito, endereços e por aí vai.

Se você, seja cliente e/ou empreendedor, ainda não caiu neste golpe, meus parabéns! Mas quatro a cada 10 usuários ainda não conseguem identificar uma mensagem falsa e são vítimas em potencial.

Confira algumas dicas para não ser “fisgado” pelos golpistas da web:

Não confie no nome do remetente

O nome do remetente pode estar disfarçado sob um endereço de e-mail suspeito. Confira sempre antes de clicar em links e arquivos que você recebe.

Olhe, mas não clique

Passar o mouse em cima do link e conferir também é uma boa tática para não ser mais uma vítima. Digitar a URL recebida diretamente no navegador ao invés de clicar no link ainda previne riscos.

Como a mensagem “falou” com você?

E-mails de bancos, por exemplo, referem-se aos clientes pelo nome e não pela expressão “Prezado Cliente”, por exemplo.

Não ceda informações pessoais

Empresas, bancos e administradoras de cartão de crédito não pedem informação pessoal por e-mail (até as ligações que fazemos a eles acabam informando isso nas gravações).

Urgência? Ameaça? Tô fora!

É uma forma de relevância, que faz com que vítimas se afobem e clique em links e arquivos que falam de “conta suspensa” ou “um acesso não permitido foi realizado”. Falar diretamente com a empresa por telefone ou chat online são boas formas de confirmar a tentativa de phishing.

Não confie na imagem no topo do e-mail

Logotipos, cores e slogans das marcas são cada vez mais usados de forma fiel. Uma mensagem bem desenhada, com elementos gráficos, fontes e cores alinhados à comunicação da marca não são sinais de segurança.

Fonte: Canaltech

leia mais
Andressa NascimentoPhishing: como não cair na ‘pesca’ de seus dados pessoais na web

Premiação homenageia os maiores destaques da tecnologia

on abril 17, 2017 Comentários desativados em Premiação homenageia os maiores destaques da tecnologia

E a premiação Latam Founders Annual Awards, voltada aos maiores destaques no mercado de tecnologia na América Latina chega à sua quarta edição.

Para estimular cada vez mais a área e, claro, reconhecer quem fez bonito no último ano, a premiação divide os indicados em sete categorias, que vão desde os melhores investimentos até as companhias mais impactantes e inovadoras do ano.

A votação é feita pelo próprio público e pode ser registrada online até o dia 2 de maio.

Confira os indicados das premiação:

Melhor Investimento

Astella Investimentos
e.bricks
Global Founders Capital
Kaszek Ventures
Monashees
Redpoint e.Ventures

Melhor Companhia de B2B

Canal da Peca
Contabilizei
Escale
Gympass
Pismo
Resultados Digitais

Melhor Companhia de B2C

99
Beleza na Web
DogHero
GuiaBolso
Nubank
QuintoAndar

Melhor Companhia Internacional

Airbnb
Amazon Web Services
Google
MercadoLibre.com
Netflix
Uber

Melhor Aceleradora

500 Startups
ACE
Google Campus
NXTP Labs
Startup Farm
Wayra

Companhia Mais Inovadora

Contablizei
Guiabolso
Gympass
Loggi
Love Mondays
QuintoAndar

Companhia Mais Impactante

Creditas
DrConsulta
Endeavor
iFood
Movile
Nubank

Quer conferir os vencedores? A cerimônia da 4ª Latam Founders Annual Awards será no dia 29 de maio, a partir das 19h, em São Paulo (local ainda não divulgado). Para maiores informações, CLIQUE AQUI.

Fonte: Canaltech

leia mais
Andressa NascimentoPremiação homenageia os maiores destaques da tecnologia

Análise de dados em prol da satisfação do cliente

on abril 14, 2017 Comentários desativados em Análise de dados em prol da satisfação do cliente

“Servimos bem para servir sempre”. Provavelmente, você já leu esta frase, muito estampada em saquinhos de certos estabelecimentos e que traz uma verdade universal, especialmente nos dias de hoje.

Com uma quantidade cada vez maior de empresas – inclusive pelo surgimentos de pequenos empreendedores e um leque de segmentação sem limites – fidelizar o cliente nunca esteve tão em alta. Se até “roubar” o cliente de concorrentes já é uma vitória, imagine a importância de se manter um consumidor de longa data? Com o crescimento contínuo nas vendas pela web, inclusive, conhecer cada vez melhor o cliente é um ponto a mais diante dos seus adversário profissionais.

Confira algumas dicas de análise de dados:

– Melhorar a experiência de compra e agregar valor real ao processo de venda

– Colocar o consumidor, a peça-chave do negócio, em primeiro lugar

– Definir estratégias de precificação, promoção e comunicação

– Criar programas de fidelidade que tragam benefícios aos clientes, estimulando que ele retorne à sua empresa e fortalecça cada vez mais essa relação

– Analisar histórico de compras e determinar o que o cliente mais consome

– Investir em iniciativas de marketing, como cupons promocionais ou conteúdos exclusivos

– Fazer uma análise avançada dos dados dos consumidores, buscando os padrões e, assim, identificar e tratar aquilo que é considerado “fora do padrão”. Ou seja, o que pode representar um insight de negócio importante

– Se especializar em um atendimento emocional, interessado. Lembra da célebre frase “vai o de sempre hoje, Dona Maria?”, dita pelo pequeno empresário aos nossos avós e até a nossas mães?

– Ao se adiantar no que o cliente vai escolher, além de poupar tempo a ele, fica ainda mais forte esta relação de empatia consumidor/empresa. Mente livre e mais familiarizada ajuda a reforçar vínculos

Fonte: Canaltech

leia mais
Andressa NascimentoAnálise de dados em prol da satisfação do cliente

Tecnologia, uma grande aliada na evolução empresarial

on abril 13, 2017 Comentários desativados em Tecnologia, uma grande aliada na evolução empresarial

Neste momento, enquanto lê este texto, você está conectado. A nossa interação online só cresce e, claro, usar a tecnologia a favor da empresa é um dos maiores desafios e investimentos em busca de resultados.

Celular, redes sociais, e-commerce, por exemplo, são apenas alguns dos pilares de uma evolução que empresários já perceberam que é ilimitada.

Quando se trata de Tecnologia da Informação, inovações rápidas, com eficiência e agilidade, são essenciais. De distribuidores, a colaboradores e fornecedores, até desembocar no clientes, essa via de mão dupla só traz otimização dos resultados.

Com a propagação rápida e uma confiança que deve existir entre cliente/empresa, esperar o erro acontecer para consertá-lo já está fora de cogitação. Por isso que o Business Intelligence (BI) chegou para ficar, com ferramentas que permitem que os negócios se tornem ainda mais eficientes.

Prevenir, sempre!

Para isso, vale buscar ferramentas capazes de auxiliar empresas na análise de problemas, com coleta de dados de clientes e elaboração de padrões de prevenção. por exemplo. Ou seja, ajudam a prevenir falhas que podem vir a acontecer.

A Tecnologia da Informação e a Inteligência Empresarial, portanto, se tornam grandes aliados em um mercado cada vez mais competitivo e camaleão, na qual economizar tempo é crucial. Portanto, se adiantar em não cometer erros, ao invés de encarar dores de cabeça e gastos para repará-los, faz com que você já saia na frente.

leia mais
Andressa NascimentoTecnologia, uma grande aliada na evolução empresarial

Rejeição: taxa no seu site não é sinal de fracasso

on abril 12, 2017 Comentários desativados em Rejeição: taxa no seu site não é sinal de fracasso

Agradar a todos, para o empreendedor, é um desejo comum, certo? Por isso, muitos administradores ficam de cabelos em pé quando avaliam as métricas.

A mais temida, sem sombras de dúvidas, é a taxa de rejeição, que faz com que empresários pensem que isso é sinal de que o site não está indo bem. Porém, e preciso entender direito o que isso significa.

Falha de tradução e interpretação

A temida expressão, vale explicar, é uma tradução mal feita do inglês ‘bounce rate’. Primeiro, é importante saber que a análise acontece quando um usuário chega até o seu site, visualiza sua primeira página e abandona o site sem visualizar nenhuma outra página.

Pode assustar, mas isso não significa que seu site foi rejeitado mas, sim, que o usuário foi direto no que procurava e terminou ali. É um comportamento bem comum, inclusive. É capaz até do usuário ter, por exemplo, gostado do assunto e compartilhado em sua página.

O que realmente importa…

Vale, então, se preocupar com as verdadeiras métricas de negócios, como a taxa de conversão, que mostra onde e como o site está gerando dinheiro. Por outro lado, métricas secundárias como taxa de rejeição ou tempo médio no site, muitas vezes têm mais haver com vaidade do que com resultados efetivos de negócio.

Fonte: Canaltech

leia mais
Andressa NascimentoRejeição: taxa no seu site não é sinal de fracasso