“Servimos bem para servir sempre”. Provavelmente, você já leu esta frase, muito estampada em saquinhos de certos estabelecimentos e que traz uma verdade universal, especialmente nos dias de hoje.
Com uma quantidade cada vez maior de empresas – inclusive pelo surgimentos de pequenos empreendedores e um leque de segmentação sem limites – fidelizar o cliente nunca esteve tão em alta. Se até “roubar” o cliente de concorrentes já é uma vitória, imagine a importância de se manter um consumidor de longa data? Com o crescimento contínuo nas vendas pela web, inclusive, conhecer cada vez melhor o cliente é um ponto a mais diante dos seus adversário profissionais.
Confira algumas dicas de análise de dados:
– Melhorar a experiência de compra e agregar valor real ao processo de venda
– Colocar o consumidor, a peça-chave do negócio, em primeiro lugar
– Definir estratégias de precificação, promoção e comunicação
– Criar programas de fidelidade que tragam benefícios aos clientes, estimulando que ele retorne à sua empresa e fortalecça cada vez mais essa relação
– Analisar histórico de compras e determinar o que o cliente mais consome
– Investir em iniciativas de marketing, como cupons promocionais ou conteúdos exclusivos
– Fazer uma análise avançada dos dados dos consumidores, buscando os padrões e, assim, identificar e tratar aquilo que é considerado “fora do padrão”. Ou seja, o que pode representar um insight de negócio importante
– Se especializar em um atendimento emocional, interessado. Lembra da célebre frase “vai o de sempre hoje, Dona Maria?”, dita pelo pequeno empresário aos nossos avós e até a nossas mães?
– Ao se adiantar no que o cliente vai escolher, além de poupar tempo a ele, fica ainda mais forte esta relação de empatia consumidor/empresa. Mente livre e mais familiarizada ajuda a reforçar vínculos
Fonte: Canaltech
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